Ética Corporativa: A Sobrevivência Operacional

Site: O Gerente (www.ogerente.com.br)

Ética e sobrevivência são assuntos que estão muito em evidencia hoje em dia, mas, infelizmente, muito pouco compreendidos. A falta de ética entre as pessoas é uma das coisas que sempre me incomodou muito e por isto fui buscar compreender melhor este assunto. Fiquei muito surpreso com o que descobri.

A primeira coisa foi que os dicionários não conseguiram satisfazer a minha curiosidade.

Segundo Michaelis: é.ti.ca s. f. 1. Parte da filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. 2. Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão.

Preste bem atenção, as definições não oferecem sentido prático algum à palavra. Agora se admitirmos que se este conjunto de regras melhore a capacidade de um indivíduo ou grupo de indivíduos a sobreviver, estaremos definitivamente acrescentando uma conotação prática ao conceito.

O desuso crescente da ética em nossa civilização pode estar se dando por falta de uma compreensão apropriada do seu significado. Quando um vendedor usa de ética para com seu cliente, na verdade ele esta querendo assegurar que este esteja satisfeito a ponte de gerar outras vendas, da mesma forma que um cônjuge não deverá trair o outro, pois não deseja ter o seu casamento desfeito e assim por diante. Fica muito claro que, a partir destes exemplos simples e práticos, todos estamos sujeitos a conjuntos normativos éticos em todas as áreas de nossas vidas. Deste modo, teremos que desenvolver ética: pessoal, familiar, profissional, cívica e até planetária. O aprimoramento de todos estes códigos, que deve ocorrer no aspecto individual, implicará na melhora significativa da capacidade de sobrevivência da sociedade como um todo.

A partir disto fica muito estranho imaginarmos que um animal possa possuir qualquer tipo de ética. Eles possuem instintos. A ética só pode existir porque o ser humano desenvolveu a capacidade de se compreender, dando-lhe o predicado de conduzir a sua própria vida. Então a sobrevivência da espécie se tornará viável na proporção direta da qualidade ética efetiva desenvolvida por esta sociedade. Assim pode-se concluir que este conceito não está somente vinculado à sobrevivência, mas também a evolução da própria espécie humana.

Certa vez, ouvi o seguinte comentário: “O capitalismo faz excelentes produtos, mas homens de péssima qualidade” . Levando-se em conta o poder que os países desenvolvidos possuem de destruir o planeta, esta parece não ser uma boa noticia. Em todos os níveis éticos, a nossa sociedade parece estar falhando e os seus efeitos começam a se dar a perceber. O aquecimento global é um índice seguro de degradação a que estamos atingindo. A fome na África é vergonhosa a qualquer ser humano. A degradação da educação nos países de terceiro mundo também é vexatória. A depravação do planeta sem respeitar a sua capacidade de regeneração, por cobiça, pode estar levando a nossa sociedade à destruição. É necessária uma reavaliação ética urgente se quisermos sobreviver.

Podemos, sim, falar de ética dentro das corporações. Para isto basta reconhecermos a sua importância. Mudar, quando necessário, a forma de pensar dos dirigentes e depois dos funcionários é definitivamente um grande desafio que pode gerar frutos bem mais rapidamente que se pode esperar.  O primeiro desafio é, definitivamente, saber quais os funcionários que aceitarão estas melhorias. Reconhecer aqueles que podem e desejam melhorar e qual o investimento necessário para este empreendimento. Em seguida, distinguir quais são aqueles que já estão prontos para trabalhar em um ambiente bem mais produtivo e prazeroso.

Sabendo-se com quem se pode contar é um grande passo para se conseguir este objetivo. Na faze seguinte deve-se elaborar um plano detalhado de treinamento, metas e objetivos. Isto feito, um plano piloto deve ser colocado em prática para que todos percebam que as mudanças são muito possíveis de ser alcançadas. A implantação deve continuar até que a corporação esteja totalmente reestruturada, de modo a aumentar substancialmente sua produtividade, competitividade e conseqüente sobrevivência.

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: