Alta Performance – Melhoria Contínua

Maikel Eduardo Serafim

Dar um passo a mais onde todos pararam. Uma vez li em algum lugar essa frase fazendo referencia aos vencedores. Os vencedores são aqueles que dão um passo a mais onde todos os outros pararam.

Eu gosto desse conceito, e acredito que a alta performance é um pouco disso, porém não em relação aos outros, mas em relação a você mesmo. Quero dizer que quando você atinge um objetivo deve buscar melhorá-lo, e dar um passo a mais além daquele ponto que você já atingiu.

“Buscar a alta performance é dar apenas um passo além do seu melhor passo”

E onde entra a melhoria continua nesse processo?  Simples ! Nunca pare de dar um passo a mais. Isso pode parecer impossível, mas não é. Hoje o passo a mais pode ser aumentar a quantidade, amanhã o passo a mais pode ser melhorar a qualidade do passo, e depois pode ser a velocidade do passo, depois um passo com um custo menor, e um passo com melhor designer, um passo em direção diferente…  e passo a passo você está sempre um passo adiante.

Quer saber qual é o primeiro passo para perder a alta performance? Pare de andar. Basta você parar de andar que em pouco tempo as outras pessoas estarão lhe ultrapassando e deixando você para trás no esquecimento.

O grande jogador de basquete, Oscar, conta que sempre buscou ir além dos limites. Que enquanto os outros jogadores treinavam, ele buscava estar sempre um passo a frente, e a forma que ele encontrou foi chegar todos os dias 1 hora antes do treinamento e treinar arremessos sozinho, e quando todos iam embora do treinamento ele ficava mais uma hora treinando arremessos, ou seja, ele buscava a alta performance. ( No fim do artigo inseri uma tabela com todos os recordes mundiais conquistados por ele )
Portanto lembre-se: A alta performance está completamente ligada a melhoria continua, a idéia de estar sempre buscando o aprimoramento, buscando fazer um pouquinho melhor aquilo no que você já é bom. Existem teorias que já defendem esse pensamento:

“Esqueça seus pontos fracos, tenha foco nos seus pontos fortes, desenvolva-os e seja espetacular naquilo que você é bom. Dessa forma ninguém vai dar atenção aos seus pontos fracos, e vão sempre lembrar de você pela sua alta performance naquilo que você é bom” – Ninguém lembra das derrotas de Ayrton Senna, mas de suas espetaculares corridas e vitórias.

BOA SORTE E SUCESSO !!!

Recordes do Oscar Schmidt

(clique na imagem para ampliá-la)

Anúncios

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: