Gestão por Competências

Marcela Brito

A gestão por competências é uma metodologia de orientação empresarial, voltada para o desenvolvimento dos profissionais. A correta avaliação desta gestão na organização dá uma visão clara de quais competências devem ser desenvolvidas, quando e porque, alinhando as ações de RH à realidade e planejamento da empresa. O Conceito de Competências surgiu porque os instrumentos tradicionais de avaliação de pessoas não davam o apoio necessário para que as decisões do RH tivessem agilidade necessária no planejamento e gestão estratégicos da empresa.

Alguns objetivos da gestão por competências é entender quais são as competências organizacionais para o sucesso empresarial, detalhar em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários. Trata-se de uma gestão focada nos negócios, em resultados, no mercado e no desenvolvimento profissional.

Apesar das grandes transformações, é muito comum encontrar profissionais que ainda não perceberam que a gestão de pessoas é uma das maiores competências de um líder. Portanto torna-se importante desenvolver os conhecimentos, as habilidades e as atitudes do público interno e mostrar às empresas as competências de seus profissionais e equipes. E baseado nesta realidade estruturar um plano de ação priorizando treinamento e desenvolvimento nas áreas que estão carentes de resultados.

A organização terá como resultados a melhor utilização das competências internas e a transparência da necessidade de desenvolvimento por parte dos colaboradores para o seu crescimento e sucesso de todos.

Anúncios

, ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: