Como você se vende

Cersi Machado

Nosso corpo comunica muito, os gestos, a postura, a respiração e o movimento dos olhos transmitem mensagens.  A comunicação é fundamental em qualquer contexto porque qualquer relacionamento positivo, ou negativo, resulta do tipo de comunicação estabelecida entre as partes envolvidas. É impossível não comunicar. Um movimento, um suspiro, um olhar são formas de comunicar algo.

Segundo os estudos neurolingüísticos, comunicação é 55% corpo, 38% sons e 7% palavras. Muitas pessoas que atuam diariamente atendendo clientes esquecem deste elemento importantíssimo – a comunicação interpessoal. É necessário que todo o indivíduo, seja ele profissional de atendimento, ou não, desenvolva sua linguagem verbal e não verbal para conseguir melhores resultados na vida. Treinar a comunicação ajuda no desenvolvimento de opções e alternativas que podem melhorar eficazmente as relações interpessoais.

Estudos revelam que todos nós somos julgados primeiramente pela nossa aparência. Este tipo de julgamento é automático e muitas vezes acontece por impressões transmitidas na forma de vestir e pelo semblante do rosto. Como está sua imagem?  É fundamental criar uma imagem positiva para que as pessoas façam o melhor julgamento de você. Sentar corretamente, ter uma postura adequada combinando com o que está vestindo, saber gesticular etc.Tudo isso transmite uma boa imagem.

Depois da aparência/imagem o elemento mais relevante no julgamento é “o que fazemos”, ou seja, atitude e comportamento. Por exemplo, a forma de se apresentar, cumprimento verbal e não verbal, ações diversas (área social e profissional). Quais são as atitudes que você transmite para os outros? Você está conseguindo bons resultados fazendo o que você faz?

Em terceiro lugar o “como dizemos” alguma coisa conta muito no julgamento. Isto significa a forma de passar uma informação, o tom de voz, a velocidade, a fluência etc. Em quarto lugar vem o “o que dizemos”. Neste caso são as palavras usadas, o seu vocabulário. Para você se vender da melhor maneira, basta equilibrar os quatros componentes da comunicação: aparência, o que faz, o que diz e como diz o que diz. É claro que nem sempre estes elementos podem ser melhorados em curto espaço de tempo. A pessoa tem que querer melhorar e se dar a chance para que o processo de melhoria aconteça.

Existem cursos que ajudam a trabalhar eficazmente a comunicação. Outra forma que pode ajudar é modelar aqueles que transmitem a melhor imagem e ir praticando no dia-a-dia. É preciso treino e dedicação. Mas tudo começa com os seus objetivos. Se você tiver um objetivo bem definido fica mais fácil, porque é o objetivo que aponta o caminho da mudança. Portanto, reflita sobre como você tem se demonstrado para os outros, mas lembre-se que você não precisa deixar de ser você mesmo para melhorar sua apresentação

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