O que se entende por coaching?

Marcela Brito

Nos dias de hoje trabalhar numa equipe de alto desempenho, é ter nesta, pessoas que saibam como aprender, adequar, e expandir. Pessoas que resolvam, em lugar de criar problemas. As Pessoas são o segredo do negócio e realmente são o recurso mais importante.

Então, como reter os talentos em sua empresa?

A resposta consiste em ajudá-las a serem sempre melhores. O coaching integral faz com que o sujeito desenvolva e cresça por inteiro, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

O que é coach e coaching?

O termo inglês coach tem origem no mundo dos esportes e designa o papel de treinador, preparador, “o técnico” como conhecemos. É o coach que dá suporte ao “cliente”, serve ao cliente e não o contrário. É uma atividade que busca conduzir pessoas do lugar em que se encontram para aquele onde elas querem e precisam, estabelecendo o movimento que constitui um fator de crescimento na área da vida que for aplicada, ou seja, um relacionamento no qual uma pessoa se compromete a apoiar outra para atingir um resultado, mas não significa um compromisso apenas com os resultados, mas sim com o indivíduo por completo, seu desenvolvimento e sua realização.

Coaching é o processo, é o ofício do coach. É uma parceria focada na realização de metas, um processo de desenvolvimento comportamental. Este mesmo serve para um aumento da consciência de si mesmo, ajuda a pessoa a se utilizar do seu poder de ação e de fazer acontecer. O coaching pode ser realizado tanto para fins profissionais (coaching executivo) ou pessoais (life coaching). É um caminho que o ajudará a conseguir que sua equipe dê o melhor de si. Para ser um bom coach, é necessário que se acredite que as pessoas querem ter crescimento profissional e pessoal. Seu papel é auxiliar na aquisição das habilidades e conhecimentos necessários para upgrade do potencial e da performance de cada um.

As 4 fases do Coaching:

· Eu preciso – reconhecer a necessidade de aperfeiçoamento em determinada área;

· Eu quero – o aperfeiçoamento em determinada área;

· Eu posso – Identificar que financeiramente ou por outras variáveis, se pode realizar esse aperfeiçoamento;

· Eu mereço – Entender que merece investir mais na vida (profissional, pessoal…).

Dinâmica do Coaching

· Conduzir através de questionamentos;

· Provocar atitudes positivas;

· Estimular mudanças;

· Auxiliar as pessoas a solucionar seus próprios problemas;

· Ajuda os indivíduos inseridos no contexto empresarial a aperfeiçoarem seus comportamentos para obtenção de resultados concretos;

· Desenvolve competências como: a empatia, o comunicar-se com o outro, ser mais tolerante, ser capaz de lidar com as suas emoções e as do outro;

· Também ajuda o executivo a reorientar sua atitude profissional, para que esteja alinhada aos seus objetivos.

O coach no relacionamento com cliente :

1. Trabalhar em conjunto (coach e Coachee) a fim de identificar os valores, a missão e as metas desenvolvendo um integridade pessoal;

2. Fazer com que o cliente tenha visão de futuro que o entusiasme tanto que o faça dedicar sua energia máxima aos seus objetivos estabelecidos.

Na vida temos vitórias e realizações, mas também, os fracassos e as frustrações. Tanto no sucesso como no fracasso, se o profissional e o cliente não estiverem preparados o resto do processo está comprometido, pois, nas vitórias a sensação de que ela será eterna; no fracasso, é o medo de que se repita. Os problemas de auto-estima são fatais para o desempenho. Um cliente com baixa auto-estima pode rejeitar o feedback do coach, dificultando o avanço do processo. É importante a relação de confiança entre as partes envolvidas, partindo desta premissa o FEEDBACK é uma prioridade no estabelecimento da consciência do acompanhamento do coach. Quando alguém fizer algo bem feito, diga. Quando alguém cometer um engano, também diga de forma a corrigi-lo positivamente.

Não existe um tempo padrão para a realização do coaching, pois, vai depender dos objetivos almejados e como o coach estabelecerá em conjunto com o coachee as etapas necessárias para se alcançar os sonhos desejados.

Anúncios

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: