Métricas de Rh: Indicador de Promoções na Equipe

Luiz de Paiva

Um dos principais fatores de motivação para os colaboradores de uma empresa é a possibilidade de crescimento profissional.   Por crescimento, me refiro a todos os aspectos:  em responsabilidade, em influência dentro da organização e em salário.

Para medir a quantidade de oportunidades de crescimento que a empresa oferece a sua equipe, uma boa métrica a ser usada é o indicador de promoções na equipe.  Não existe uma forma única de fazer esta medição, mas sugiro algo bastante simples:

Total de promoções na equipe em um ano / Total de funcionários na equipe

Isto dará uma medida da porcentagem de funcionários que subiram no organograma da empresa.

Para avaliar está métrica, podem ser usadas as seguintes dimensões:

  1. Determinar a métrica a nível de setor, de unidade de negócios e de empresa.  Isto ajudará a identificar discrepâncias entre diversas áreas da empresa.
  2. Comparar a evolução da métrica ao longo do tempo.  A empresa está dando mais ou menos oportunidades de crescimento a seus colaboradores?

Um ponto importante que deve ser lembrado é que, como qualquer outra métrica, este indicador não pode andar sozinho.  Analisá-lo por si só pode levar a conclusões errôneas sobre a real situação da organização.

Por exemplo, outras métricas que poderiam ser avaliadas em conjunto:

  • Promoções causadas por demissões:  se alguns membros da equipe estão sendo promovidos somente porque seus chefes foram demitidos, isto não é um bom sinal.
  • Vagas preenchidas por contratações externas:  as oportunidades podem estar sendo criadas, mas se são preenchidas por profissionais de fora da organização, pode haver um problema no desenvolvimento de talentos da empresa.

Finalmente, lembre-se que a promoção é somente um dos aspectos que motivam a equipe.  Outras métricas devem ser usadas para visualizar adequadamente a situação de desenvolvimento dos funcionários.

Anúncios

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: