10 coisas que não se deve fazer no trabalho

Thompson Cysneiros

Bem, como sabemos ao chegar numa empresa os profissionais tendem sempre a querer mostrar serviço e depois de um tempo eles podem perder um pouco de produtividade. Isso é normal, o problema é quando o novo colaborador quer ser a estrela do show. Baseado nesse tipo de situação refleti um pouco sobre o que não se deve fazer ao entrar numa empresa. Seguem 10 coisas que observei como principais fatores de rejeição a primeira vista:

1. Não tente fazer tudo para agradar aos seus colegas e superiores – se você faz tudo não terá um foco e assim que a demanda de atividades estiver aumentado você ficará sobrecarregado e não conseguirá atender as demandas dos outros sendo assim o seus colegas acharão que você está fazendo corpo mole e não quer ajudá-los.

2. Não atrapalhe o trabalho do seu colega – entenda que em uma equipe você tem que ajudar e não atrapalhar. Isso é importante, pois dessa forma as pessoas irão entender que você está para auxiliar e ajudar a atingir o resultado.

3. Não dê idéias inalcansáveis para seu chefe, avalie sempre! – mesmo sendo uma boa idéia talvez não seja a hora e seu chefe pode entender que a situação é tão ruim que nem aquela idéia ele pode implementar.

4. Não critique o trabalho do seu colega ou chefe – mesmo que você seja uma pessoa muito próxima o outro pode achar que você está querendo se sobressair sobre ele ou o está desqualificando. Em caso de ser solicitada a sua opinião é importante mediar uma reflexão e nunca apontar o erro diretamente, assim você evita interpretações erradas e faz com que a pessoa exerça o senso de criticidade.

5. Nunca dê ordens diretas para seus subordinados – eles sempre acharão que você é um mandão e não tem idéia do que está fazendo. Sempre traga o que se está precisando a tona e reflita sobre os pontos positivos que a ação trará para todos. Assim você alivia a tensão e todos colaboram na execução.

6. Não confie totalmente na primeira opinião que lhe é passada – como todos temos uma interpretação diferente de vários acontecimentos o melhor é sempre consultar outras opiniões e confrontar os pontos levantados por todos. Isso mostra um senso de justiça na equipe. Mas tome muito cuidado ao solicitar as demais opiniões, as pessoas podem achar que você não confia nelas e isso é um fator crítico para partilha de equipe.

7. Nunca fale com o chefe antes de conversar com seu colega em caso de erro – mesmo que o erro seja muito grave é importante entender o porque está acontecendo aquilo e tentar chegar a uma solução antes de passar o problema a frente.  Seus colegas podem achar que você é um dedo duro e não mais confiarão estar em sua presença ou conversar com você no ambiente de trabalho.

8. Não perca a cabeça ao levar uma bronca do chefe – tente sempre entender o que está acontecendo, reflita sobre suas ações e depois converse novamente com ele. Saiba que se ele reclamou sobre algo foi porque reclamaram dele e como seu trabalho reflete nele. É importante sempre solicitar um feedback de suas ações para o chefe, antes que tudo venha a tona e o tonel esteja cheio.

9. Não deixe seu canto de trabalho desorganizado – seus colegas podem achar que já que você não tem organização com seu espaço irão fazer reflexões com sua proação profissional. Organizar sempre é o ideal e manter os arquivos e informações que seus colegas também utilizam sempre em local de fácil acesso, isso evita o falatório de que você não passa as informações.

10. Nunca jogue para o seu colega o que você já fez por ele – isso pode ser interpretado como se você só tivesse feito tal ação para receber favores posteriores. É importante em momentos de conflitos mostrar os resultados e não os defeitos buscando sempre assim uma reflexão das ações.

Engraçado que ao listar essas 10 coisas, fui percebendo que existem outras 1.000 coisas que não se deve fazer no trabalho. Apenas listei algumas que achei prioritárias e que percebi no ambiente de trabalho. O importante é sempre ser colaborativo e executar as atividades apresentando idéias e trazendo para reflexão todos os problemas que se apresentam no ambiente de trabalho.

Currículo – Thompson Cysneiros

Anúncios

  1. #1 por Claudio Dualc em maio 7, 2010 - 5:34 pm

    Nossa, gostei muito do conteúdo do Blog vou acompanhar, estou procurando orientação profissional para cursos e especializações, mas não achei nada na minha formação que é Finanças, unico conteudo que achei foi no site da Catho Educação http://www.catho.com.br/cathoeducacao você indica algum outro? Obrigado!

  2. #2 por ROSALICE em fevereiro 25, 2011 - 11:16 am

    Legal, gostei muito, estou pesquisando sobre comportamento do Rh, e colaboradores em uma empresa. Perdi meu emprego onde era supervisora, principal moitivo foi o primeiro item. Ele é muito importante.

  3. #3 por Maria Teresa Rodrigues em agosto 3, 2012 - 7:21 pm

    MUITO BOM ACHO QUE ESTOU NUMA FASE DE CRESCIMENTO E APREMDIZADO ,TENHO LIDO MUITAS MATERIAS A ESSE RESPEITO GOSTEI DOS 10 PONTOS ,POREM ME IDENTIFIQUEI COM O 4 .

  1. 10 coisas que não se deve fazer no trabalho (via Gestão de Pessoas) « gatoneon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: